Conheça os vencedores do Nobel de Economia de 2016

Conheça os vencedores do Nobel de Economia de 2016

Revista Galileu
 (Foto: NOBELPRIZE.ORG/ NOBEL MEDIA (DIVULGAÇÃO)

A Academia Real Sueca de Ciências anunciou hoje os vencedores do Prêmio Nobel de Economia de 2016: Bengt Holmström, de 67 anos, e Oliver Hart, de 68, foram escolhidos por suas contribuições para a teoria dos contratos, que oferece múltiplas aplicações em situações da vida real.

Holmström é um professor finlandês de economia e administração do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Hart, da Grã-Bretanha, é professor de economia na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos,

Hart tem colaborado para decifrar quais companhias devem se fundir e quando instituições como escolas devem ser privadas ou públicas. O trabalho de Holmström, desenvolvido desde o final da década de 1970, ajudou a formular contratos para executivos.

“As novas ferramentas teóricas criadas por Hart e Holmström são valiosas para a compreensão dos contratos e instituições da vida real, bem como armadilhas potenciais no projeto de contrato”, explicou em comunicado a Academia Real.

A teoria, segundo o júri, explica os diversos aspectos do contrato, como a remuneração dos executivos com base em seu desempenho, as franquias, a privatização do setor público e os copagamentos nos seguros.

No Twitter da Fundação Nobel, Hart disse que “contratos são apenas uma forma incrivelmente poderosa de pensar sobre partes da economia. Eles são fundamentais para toda a ideia de que o comércio é um ‘tomar uma coisa por outra’ e que há dois lados para uma transação.”

O prêmio tem a recompensa de 8 milhões de coroas suecas, equivalente a R$ 3 milhões, além de um diploma e uma medalha de ouro.

+ Leia também: Trio de cientistas é premiado com o Nobel de Química de 2016

view Revista Galileu