Estes incríveis GIFS ilustrados nos mostram a arte japonesa de junções em madeira

Estes incríveis GIFS ilustrados nos mostram a arte japonesa de junções em madeira

Arch Daily

Durante séculos, antes da invenção dos parafusos e elementos de fixação, os artesões japoneses utilizaram complexas uniões para unir diferentes peças de madeira para as estruturas e vigas, gerando uma estética única que ainda pode ser vista nas obras de mestres modernos como Shigeru Ban.

Estas técnicas eram cuidadosamente guardadas pelas guildas familiares de carpintaria e não estavam disponíveis para o conhecimento público. Recentemente se iniciou uma lenta documentação que aparecia em livros e revistas, no entanto suas representações em duas dimensões ainda eram difíceis de visualizar e não se encontravam numa única fonte completa.

Mas há alguns anos, um jovem japonês começou a reunir todos os livros sobre marcenaria em madeira existente e os utilizou para criar suas próprias ilustrações em três dimensões.

Utilizando o software de design mecânico Fusion 360 e empregando seus conhecimentos autodidatas sobre a marcenaria, ele começou a publicar suas animações através de uma conta no twitter.

Até o momento, a conta inclui 80 posts de diversas técnicas de carpintaria. Os complexos cortes maximizam a área de superfície compartilhada pelos elementos de conexão, ajudando a criar um ajuste perfeito ao serem unidos por fricção.

Atualmente, os complexos cortes necessários para criar estas articulações são muito caros para justificar seu uso na arquitetura comum e corriqueira. Mas com o aumento das tecnologias de fabricação CNC e a impressão em 3D, não é difícil imaginar um futuro no qual estas técnicas não sejam apenas acessíveis, como também as mais confiáveis.

Veja todas suas publicações em @TheJoinery_jp.

Notícias via Spoon & Tamago.

view Arch Daily