Território do Estado Islâmico fica menor

O Dia

O Dia

- Ataques maciços contra grupo terrorista islâmico desalojaram os extremistas -

Síria - O território do Estado Islâmico no Iraque e na Síria diminuiu em mais de 25% de janeiro do ano passado até hoje. Essa é a conclusão de um levantamento feito pela empresa de estudos em defesa e segurança IHS, divulgado no fim de semana.

A área ocupada pelo Estado Islâmico nesses países foi reduzida em 28%. Foi de 78 mil metros quadrados para pouco mais de 65 mil. Nos últimos três meses, no entanto, as perdas territoriais foram reduzidas e o grupo terrorista muçulmano "cedeu" somente 2.800 quilômetros quadrados.

Ao que parece, essa redução acompanha a diminuição de ataques aéreos da Rússia contra alvos do EI, dizem especialistas da IHS. No início deste ano, 26% dos bombardeios russos se concentraram em posições do grupo, mas o percentual caiu para 17% a partir do segundo semestre.

Essas perdas não deixaram de ser significativas. O Estado Islâmico teve que recuar pelo menos 10km na fronteira da Síria com a Turquia. No Iraque, o exército retomou o controle da base aérea de Qayyarah, uma posição estratégica a 60km de Mosul, a segunda mais importante cidade iraquiana, ainda sob o controle dos extremistas.Outra derrota importante ocorreu na cidade síria de Manbij, fronteira com a Turquia.

view O Dia