Viva Maria: Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher é comemorado nesta segunda

Radioagência Nacional

Segunda-feira, 10 de outubro de 2016. Hoje é o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. Uma data que nasceu na década de criação do nosso Viva Maria, ou seja, nos anos 1980, quando o movimento de mulheres ganhava as ruas e praças para denunciar o aumento dos crimes contra as mulheres em todo o país.

E foi justo em 10 de outubro de 1980 que feministas de São Paulo ousaram ocupar as escadarias do Teatro Municipal da capital paulistana para manifestar seu total repúdio à violência. Mal sabiam que 36 anos mais tarde estaríamos aqui lembrando não só o pioneirismo dessas guerreiras como também uma das maiores conquistas das mulheres do Brasil no enfrentamento à violência doméstica.

Taí o recado do Conselho Nacional de Justiça que faz questão de nos lembrar que há dez anos nosso país tem uma lei considerada a terceira melhor do mundo!

Taí Tião Simpatia cantando a lei que é uma homenagem à mulher que lhe empresta o nome. Essa mulher coragem que empresta o nome à Lei 11.340 de 2006, que é considerada um marco no combate à violência doméstica e familiar contra nós mulheres. Que tanto quanto aquelas que a partir da existência dessa lei conseguiram coragem para vencer a violência.

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

view Radioagência Nacional