Maioria dos prefeitos eleitos possui de 50 a 54 anos, aponta TSE

Maioria dos prefeitos eleitos possui de 50 a 54 anos, aponta TSE

O Nacional

O último levantamento de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelou que a maioria dos prefeitos eleitos no país possui entre 50 e 54 anos: dos 5.496 representantes escolhidos, pouco mais de mil deles pertence a esta faixa etária. Atrás deles estão os de 45 a 49 anos. Para vereador, por outro lado, a média de idade cai um pouco: a maioria dos eleitos têm de 40 a 44 anos de idade. O prefeito mais jovem eleito possui 21 anos e é de Milagres do Maranhão (MA).

Já o mais velho tem 88 anos e é de Catende, do estado de Pernambuco (PE). As disputas para prefeito e vereador têm requisitos de idade diferentes. Para se candidatar a vereador, o cidadão precisa ter mais que 18 anos – além de nacionalidade brasileira, ser alfabetizado e estar em dia com a Justiça Eleitoral. Já para concorrer a prefeito, é necessário – além do mesmo aplicado aos parlamentares – ter 21 anos ou mais.

Já na pesquisa de funções, o TSE constatou que o número de reeleições foi alto no país. Pelo menos 12,3 mil vereadores se reelegeram em todo Brasil. Eles estão na primeira posição das profissões registradas no pleito. Atrás deles estão os agricultores – com mais de 6 mil representantes. O PMDB foi o partido com maior número de candidatos eleitos no país: pelo menos 8,5 mil candidatos peemebistas foram escolhidos no último pleito. Eles são seguidos pelo PSDB, que registrou eleição de mais de 6 mil candidatos.

Entre os partidos com menor representação no município estão o PSOL, PCB, REDE e PTC. Os dados também mostram que candidatos do sexo masculino seguem a maioria entre os eleitos (87%) em comparação com candidatas do sexo feminino (13%). Os declarados brancos também são a maioria (58%), seguidos dos pardos (36%).

view O Nacional