Designer remonta próprio estúdio em museu da Bélgica

Designer remonta próprio estúdio em museu da Bélgica

Casa Vogue
 (Foto:  )

O arquiteto belga Lionel Jadot ficou famoso por seus projetos de interiores e por suas cabanas espalhados pelo mundo, todos capazes de combinar, em perfeita harmonia, estilos do rústico ao chic.

 (Foto:  )

A partir deste domingo (18), Jadot realiza a sua primeira exposição solo. Nela, porém, ele mostrará um outro lado de sua carreira que não é o design de interiores, mas sim novas criações que finalizou recentemente.

LEIA TAMBÉM: No MoMA, artista alemão faz retrospectiva de suas obras – e reage a elas

Para isso, o ele decidiu transportar todo o seu estúdio para o Centro de Inovação de Design (CID) do Grand-Hornu, na Bélgica, onde acontece a mostra – incluindo projetos recentes, toda a equipe de arquitetos e o próprio Jadot, que estarão na exposição recebendo os visitantes como se fossem seus clientes.

Lionel Jadot (Foto: Divulgação)

Os projetos apresentados por Jadot são, em grande parte, esculturas assemblage criadas a partir da junção de materiais recicláveis que recolhe em locais como mercados de pulga e lixeiras. Os resultados incluem luminárias, mesas, armários, bancos e até uma motocicleta.

Lionel Jadot (Foto: Divulgação)

Para entender este setor do trabalho de Jadot, procure pensar em algumas das obras expostas: um armário de estilo clássico revestido com telhas; emblemas de motociclistas costurados em um tapete de parede; uma escultura criada a partir do assento original de um caminhão que pertenceu ao pai do designer; e uma moto reconstruída a partir de um tronco de árvore.

Lionel Jadot (Foto: Divulgação)

Lionel Jadot nasceu em um ambiente de arquitetos e designers. Ele foi a sexta geração de sua família a trabalhar na Vanhamme, marca belga de cadeiras e sofás fundada em 1895. Aos 22 anos, abriu o seu próprio estúdio como foco em design de interiores de casas, hotéis e restaurantes. Com o tempo, porém, passou a dedicar-se de projetos únicos os quais começa do zero e dão origem a incríveis chalés, cabanas, castelos e celeiros.

Lionel Jadot (Foto: Divulgação)

Jadot não considera que possui um estilo único, embora tenha se inspirado na arquitetura construtivista e nas colagens modernistas. Suas obras são sempre narrativas e detalhistas. Em seus projetos, é comum que mais de dez arquitetos e artesãos trabalhem em apenas um detalhe, como o puxador de uma porta.

E MAIS: História e cultura marcam mostra sobre o cubano Wifredo Lam no Tate Modern

Lionel Jadot (Foto: Divulgação)

A exposição Lionel Jadot – Mixed Grill inclui objetos decorativos e funcionais, além de instalações e vídeos. Quem tiver a oportunidade de visitar a mostra conhecerá um lugar histórico da Bélgica: o Grand-Hornu, complexo industrial construído em 1810 e que hoje é considerado patrimônio mundial da Unesco. O local fica a cerca de 80 quilômetros de Bruxelas e está próximo a estações de trem.

Lionel Jadot – Mixed Grill
Data: De 18 de setembro a 4 de dezembro.
Local: Grand-Hornu/CID
Endereço: Rue Saint-Louise 82, 7301 Hornu, Bélgica
Horário: De terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Valor: 8 euros.

Lionel Jadot (Foto: Divulgação)

Lionel Jadot (Foto: Divulgação)

Lionel Jadot (Foto: Divulgação)

Lionel Jadot (Foto: Divulgação)

view Casa Vogue