Corra se quiser evitar que o WhatsApp compartilhe seus dados com o Facebook

Canaltech

whatsapp criptografia

Quem usa o WhatsApp e prefere não permitir que o mensageiro envie informações ao Facebook, pode se apressar. Os novos termos de privacidade têm até o dia 25 para receber um aval do usuário, pois caso contrário, não será mais possível determinar se você não concorda com o compartilhamento de dados entre as duas plataformas. Isso é válido para todos os que já estão cadastrados no aplicativo. Quem chegar depois, obviamente, não terá direito de escolha.

No mês passado, os termos de uma atualização do WhatsApp comunicaram a todos os usuários sobre a nova medida, e deixaram claro que eles teriam até o dia 25 de setembro para tomarem uma decisão. Aliás, foi a própria empresa que explicou a mudança, afirmando que depois de 30 dias, não seria mais possível mudar de ideia.

O que as duas plataformas pretendem com o compartilhamento de informações é "melhorar suas experiências com anúncios e produtos"da rede social, que, aos que ainda não sabem, adquiriu o mensageiro em 2014, pelo módico valor de US$ 22 bilhões. Ou seja: com WhatsApp e Facebook sendo gerenciados pela mesma empresa, além de integração, ela quer também conhecer melhor seus usuários, para direcionar propagandas e recursos de acordo com seus hábitos de conversa, navegação e comportamento online.

Compartilhar ou não?

Apesar de assustar alguns, o compartilhamento de dados não envolve nada confidencial. Suas conversas não serão expostas, muito menos os números de seu cartão ou de seu CPF. Os serviços só querem entender melhor suas preferências para serem certeiros na hora de gerar receita. Isso, claro, vai contra os princípios daqueles que levam a privacidade muito a sério.

Se a ideia não te agrada, você ainda tem tempo de evitar que essas informações sejam compartilhadas. Basta pegar seu smartphone e rejeitar a nova política. Você pode fazer isso de duas formas:

A primeira consiste em atualizar o aplicativo. Se você ainda não o atualizou, certamente não recebeu os novos termos. Faça isso o mais rápido possível e, assim que se deparar com a tela com as novidades sobre termos de uso, toque em "Leia". Depois, é só desmarcar a opção que diz que seus dados serão compartilhados com a rede social.

Por outro lado, se você já atualizou, ignorou os novos termos de uso ou mudou de ideia, basta abrir o WhatsApp, ir até "Configurações" ou "Ajustes", escolher a opção "Conta" e, daí, marcar ou desmarcar o indicador de "Compartilhar os dados da conta". Quem já desmarcou, não verá a opção disponível.

Termos WhatsApp

Se você concordar em compartilhar seus dados do mensageiro com a rede social, o WhatsApp garante que não repassará seu número de telefone nem conteúdo de conversas ao Facebook. Já o Facebook pode utilizar estes dados para iniciar uma onda de sugestões que, para quem gosta de privacidade, podem ser desagradáveis, como amizades mais interessantes e muita publicidade.

view Canaltech