França investiga corrupção em escolha de sedes das Olimpíadas

França investiga corrupção em escolha de sedes das Olimpíadas

Blog do Luis Nassif

Categoria:

Esportes
Comitê Olímpico Internacional afirma que não há evidências de compras de votos na escolha do Rio de Janeiro e de Tóquio para sediar os Jogos Olímpicos
Jornal GGN - Na França, a justiça investiga supostos casos de corrupção envolvendo a escolha do Rio de Janeiro e de Tóquio para sediar os Jogos Olímpicos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, a investigação começou a partir da apuração contra a ex-presidente da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf), que teria recebido propina para encobrir um esquema de doping de atletas russos.
Através de nota oficial, o Comitê Olímpico Internacional afirmou que não há nenhuma evidência para apoiar a investigação sobre suposta compra de votos nas escolhas das cidades-sedes. Mario Andrada, diretor de Comunicação do Comitê Rio 2016 afirmou que a escolha do Rio como sede foi justa, e que a diferença de votos no final, de 66 a 32 (contra a cidade espanhola de Madri), "exclui qualquer possibilidade de uma eleição que pudesse estar viciada".
Enviado por Nickname
Do Terra
França investiga corrupção na escolha do Rio para Olimpíadas
Inquérito também envolve a cidade de Tóquio
A justiça francesa está investigando supostos episódios de corrupção nas escolhas de Rio de Janeiro e Tóquio para sediar as Olimpíadas de 2016 e 2020, respectivamente.
Segundo o jornal britânico "The Guardian", o inquérito nasceu a partir da apuração contra a Federação Internacional de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês), cujo ex-presidente Lamine Diack teria recebido propinas para encobrir um suposto esquema de doping na Rússia.

leia mais

view Blog do Luis Nassif