Com discurso inflamado, Sanders celebra vitória "em casa"

Com discurso inflamado, Sanders celebra vitória "em casa"

R7
"Eu sei que Hillary e muitos membros do establishment acham que eu penso muito grande", afirmou Sanders REUTERS/Brian Snyder

Se sentindo "em casa", o senador por Vermont, Bernie Sanders fez um inflamado discurso em defesa de sua candidatura após projeções da imprensa norte-americana o declararem vitorioso na primária do Estado que representa.

A apuração ainda estava na fase inicial, mas não haviam dúvidas de que Sanders teria uma vantagem significativa sobre a ex-secretária de Estado, Hillary Clinton. Por outro lado, a favorita para disputar a Presidência pelo Partido Democrata foi declarada vencedora em Virginia e Georgia, que juntos possuem quase nove vezes mais delegados do que Vermont.

"Eu sei que Hillary e muitos membros do establishment acham que eu penso muito grande. Mas deixem-me dizer: saúde é um direito de todas as pessoas", declarou o senador autoproclamado socialista, que tem como um dos pilares de sua campanha a promessa de universalizar o serviço público de saúde nos EUA.

Bernie Sanders: o candidato socialista que está abalando estruturas tradicionais da política nos EUA

Super Tuesday: “Dia D” das primárias americanas deve ser decisivo para as eleições no país

A proposta é rechaçada por republicanos e até pela própria Hillary, que questionam de onde Sanders pretende tirar o dinheiro para financiar o projeto. O pré-candidato ainda atacou o sistema prisional norte-americano e prometeu investir em "educação e empregos", não em "cadeias e encarceramento".

— Esse país, o mais saudável país da história, não deveria ter mais pessoas na prisão do que qualquer outra nação. Isso é errado.

Sanders também prometeu uma "revolução política" para unir brancos, negros, latinos, asiáticos, gays, héteros, pessoas nascidas nos EUA e imigrantes e se mostrou confiante em uma vitória na chamada Super Terça.

— Ao fim do dia, teremos vencido muitas centenas de delegados.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

view R7