Pimenta Romã une jazz, cultura e gastronomia em São Paulo

Pimenta Romã une jazz, cultura e gastronomia em São Paulo

R7
O cozinheiro José Pires comanda o restaurante Pimenta Romã R. Donask/Divulgação Pimenta Romã

O cozinheiro José Pires tem 30 anos de experiência criando pratos e administrando restaurantes, mas sempre quis montar um espaço que une-se suas grandes paixões: boa música, teatro, artes plásticas e culinária de transformação.

O resultado é o restaurante Pimenta Romã, na alameda Lorena, região dos Jardins, em São Paulo. O projeto de decoração do espaço foi criado pelo próprio Pires com um toque de vilinha europeia, tranquila e como um contraponto à agitação da cidade. As plantas e dois frondosos pés de romãs garante o ambiente onde acontecem apresentações de jazz nas noites de quarta e MPB aos sábados, para acompanhar a feijoada.

"Tudo foi pensado para acolher bem as pessoas. O Pimenta Romã é um lugar para se sentir bem e apreciar uma boa música", disse Pires.

Todo o cardápio foi elaborado pelo cozinheiro. São releituras de pratos clássicos e também algumas criações autorais como a sobremesa de cocada mole com sorvete artesanal de jaboticaba. "A ideia desse prato é mostrar criatividade e um sabor autenticamente brasileiro. Virou uma das marcas da casa", disse.

Leia mais notícias de Música

O ambiente descontraído e intimista do restaurante caiu no gosto da classe artistica. Músicos e atores que estão com espetáculos na cidade estão sempre por lá. O Pimenta Romã tem tradição no apoio de shows e peças de teatro. "Por semana, distribuímos mais de 30 convites aos nossos clientes. Acredito de que a experiência de uma boa refeição deve vir agregada também à cultura. Este ano, teremos recitais e leituras de peças com artistas amigos da casa", disse Pires.

O Pimenta Romã tem também uma parceria com o MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), também nos Jardins. Nas próximas seis semanas, sempre nas quartas-feiras, a partir da 22h, a cantora Mara Nascimento se apresenta com o grupo Jazz Tribo no projeto Jazz com Pimenta. "Queremos revelar novos artistas e apoiar o trabalho autoral", contou Pires. O couvert custa R$ 25. O Pimenta Romã fica na Alameda Lorena, 521.

view R7