Morre Severino Filho, do grupo Os Cariocas

Morre Severino Filho, do grupo Os Cariocas

Blog do Luis Nassif

Categoria:

Memória

Severino Filho era um dos nomes da bossa nova, que nasceu no final dos anos de 1950, uma vertente do samba com influência do jazz

Jornal GGN - Severino Filho, músico integrante do grupo Os Cariocas, morreu na manhã desta terça-feira, dia 1 de março, de parada cardiorrespiratória. O músico estava internado no Hospital Quinta d’Or, em São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro. O motivo da internação foi trombose pulmonar.

O cantor, arranjador e instrumentista Severino Filho foi internado no final do ano passado no Hospital São Luiz, em São Paulo. Da capital paulista foi transferido para o Rio, o quadro foi se agravando e, no final de janeiro, foi preciso amputar a perna direita do músico.

O grupo Os Cariocas, foi formado em 1942, por Severino e seu irmão mais velho, Ismael Netto. Severino participou de sua formação e foi único a participar das nove formações da banda. A banda marcou presença na MPB, sendo considerada uma das maiores expoentes do gênero musical

Severino Filho foi um dos nomes associados à bossa nova, que nasceu nos anos de 1950, uma vertente do samba com influência do jazz, que se tornou um dos movimentos mais importantes da música popular brasileira, ganhando mundo e fãs.

Ele era pai da atriz Lúcia Veríssimo e nasceu em Belém, no Pará.

Ouça algumas músicas da banda Os Cariocas, selecionadas por Luciano Hortencio

leia mais

view Blog do Luis Nassif