Não tem o recibo da última declaração do IR? Saiba o que fazer

Não tem o recibo da última declaração do IR? Saiba o que fazer

R7
O certificado digital, ou e-CPF, permite ao contribuinte agilizar todo o processo da declaração de Imposto de Renda Reprodução/Descomplicar.mg.gov.br

Você começou a fazer a declaração do IR (Imposto de Renda) deste ano e percebeu que não tem o número do recibo de entrega do ano passado? Calma. Há formas de recuperar a informação sem prejudicar a entrega do documento neste ano.

De acordo com a Receita Federal, apesar de não ser um item obrigatório no preenchimento da declaração, o número do recibo é necessário para o contribuinte acompanhar o processamento da declaração pela internet e para fazer a declaração retificadora, caso seja necessário.

Os especialistas alertam, no entanto, que o contribuinte precisa manter o controle desse dado, já que a receita tem o prazo de até cinco anos para averiguar as informações.

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Como conseguir o número?

Se o contribuinte optar por importar os dados da declaração anterior, o número é preenchido automaticamente.

Se a declaração foi gravada e enviada a partir do disco rígido de um computador, a informação está gravada na pasta “C:\Arquivos de Programas\Programas SRF\IRPF\Gravadas”, criada no ano em que foi declarada. Para imprimir, é necessário acessar esses dados pelo próprio programa da Receita, clicando em “declaração”, “imprimir” e depois em “recibo”.

Se o contribuinte não está usando o mesmo computador ou se não tem mais as informações do ano anterior, é possível obter a segunda via do recibo também em “Declaração IRPF”, no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), porém é necessário um código ou o certificado digital.

Começa prazo do IR 2016. Confira quem é obrigado a declarar

Veja quais são os documentos necessários para declarar o Imposto de Renda

Faça o download do programa gerador do Imposto de Renda

Certificado digital

O certificado digital, ou e-CPF, é uma tecnologia que permite ao contribuinte agilizar todo o processo da declaração de Imposto de Renda e acompanhar a restituição de forma mais ágil. Também é possível utilizar o e-CPF para visualizar declarações anteriores, verificar possíveis pendências, parcelar débitos ou retificar pagamentos.

Com a ferramenta, o contribuinte também tem acesso a facilidades como baixar a declaração pré-preenchida apenas para realização de ajustes ou adição de despesas e deduções, além de permitir o acompanhamento do processamento da declaração.

Disponível desde o exercício 2014, o modelo de declaração pré-preenchida agiliza o processo e evita erros, reduzindo as chances da declaração parar na malha fina ou mesmo de ser retida por conta de dados incorretos.

view R7