Como personalizar o botão Anotação na central de ações

R7

O botão de Anotação, localizado na Central de Ações do Windows 10, abre por padrão a versão App do OneNote 2016. Você pode também o configurar para abrir a versão web, desktop ou alguns outros aplicativos. Veja como fazer isso no tutorial abaixo.

Personalizar o botão Anotação na central de ações

Não há uma excelente gama de personalização do botão Anotação, já que não é uma função suportada pelo Windows. Sendo assim, necessário fazer alterações no Registro do Windows. É recomendável que faça backup ou salve todas as mudanças feitas para evitar possíveis dores de cabeça no futuro. Certifique-se de que está conectado com uma conta de administrador.

Abra o Editor de Registro do Windows, você pode fazer pelo Executar (Windows+R) ao digitar Regedit

Ou pela Pesquisa do Windows (Windows+S) também ao digitar Regedit.

Dentro do Editor de Registro, navegue até HKLM\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\ActionCenter\Quick Actions\All\SystemSettings_Launcher_Quicknote

Na lateral direita você verá uma URI com o comando onenote-cmd://quicknote?onOpen=typing.

O conceito para alterar o processo é basicamente alterar para outro protocolo. Por exemplo, para fazer com que a anotação abra um documento localizados no C:, os dados do valor devem ser alterados para: file://C:/Documentos/anotacoes.doc. Ou seja, o Protocolo "file://" irá acessar o caminho c:/documentos/anotações.

Alguns tipos de URI podem ser usadas, como “Search://” para abrir a pesquisa do Windows ou o “Microsoft-Edge://”, porém, sem um grande grau de personalização. O exemplo abaixo mostra como fazer com que o botão Anotação abra um caderno específico do OneNote web ou OneNote Desktop. Nesse caso, ele utiliza o protocolo HTTP. Você também pode fazer com que uma página da Web seja aberta no botão anotação, ele será aberto no navegador padrão.

Para abrir o Onenote Web, você deve trocar a URI para o caderno desejado. Para isso, acesse o Site do Onenote e faça o logon com a sua conta Microsoft. Clique com o botão direito na página desejada e escolha Copiar Link para Esta página.

Já para cadernos completos, vá em Arquivo -> Compartilhar -> Compartilhar com Pessoas -> Obter um link. Dentro do editor de registro do Windows, clique duas vezes no URI e cole o link nos Dados do Valor. Clique em OK e Reinicie o computador.

Caso prefira usar o Onenote Desktop, o processo é parecido com o web. Para uma seção, clique com o botão direito e escolha Copiar Link na Seção.

Para páginas, clique com o botão direito e vá em Copiar Link na Página. Cole na URI e reinicie o computador.

Isso conclui o tutorial de como personalizar o botão Anotação da central de ações. Veja também como resolver problemas com perfil temporário ou corrigir o texto borrado no Windows. Para mais dicas, acesse a área Windows do BABOO.


Artigos Relacionados Como alterar a extensão de vários arquivos Windows 10 já foi instalado em mais de 200 milhões de PCs Liste seus problemas e bugs no Windows 10 Como corrigir texto borrado no Windows 10 Como resolver erro de perfil temporário no Windows 10 Microsoft oferecerá Windows 10 personalizado para o governo chinês Como resolver problemas com o app Câmera do Windows 10 Faça o download do Windows 10 build 11082
view R7