“Prouni e Fies transformaram a educação em um grande negócio”, diz professor

“Prouni e Fies transformaram a educação em um grande negócio”, diz professor

R7
"O sistema está se degradando de maneira crescente", diz Tharcisio Alexandre Saconi/R7

As políticas educacionais brasileiras estariam gerando instituições que não priorizam o ensino, mas sim o negócio. Essa é a conclusão do professor Tharcisio Souza Santos, diretor do MBA da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e consultor de empresas.

— Isso [Prouni e Fies] transformou a educação em um grande negócio. Você tem a proliferação das escolas baratas, que, normalmente, pagam pessimamente os professores e que, na realidade apresentam um curso que é proporcional à qualidade do pagamento que eles estão fazendo aos professores.

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

A proliferação das instituições de baixa qualidade de ensino tem causando um problema grande no mercado, relembra Tharcisio. Estes profissionais tendem a apresentar uma falta de conteúdo que pode ser problemática.

— O sistema está se degradando de maneira crescente. Você tem gente cada vez menos formada. Às vezes, até, com uma titulação bonita. Só que, quando você espreme, você vê que tem muito pouco para extrair das pessoas.

Tharcisio diz acreditar que no atual momento econômico brasileiro, talvez possa ser possível expurgar esse ensino de má qualidade. Ele também lembra que o custo-benefício desse tipo de instituição de ensino é negativo. Mas não o Fies e o Prouni em si, mas o tipo de escola que essas políticas criaram.

Veja mais no vídeo abaixo:

view R7